A Faculdade de Educação Física conta com o seguinte complexo de laboratórios de pesquisa:

 

01Laboratório de Treinamento de Força

 

Coordenador: Prof. Dr. Martim Bottaro

Objetivo: Estudar as adaptações agudas e crônicas ao treinamento de força em diferentes populações. Investiga também os efeitos de diferentes estratégias de recuperação na performance neuromuscular.

Projetos Vinculados:

  • Estudo das Respostas Neuromusculares Agudas e Crônicas ao Treinamento Resistido em Jovens e Idosos.
  • Envelhecimento, Osteoporose e Sarcopenia: Mapeamento de Genótipos e Haplótipos Associados com Fenótipos Musculoesqueléticos em Idosas Brasileiras.
  • Efeitos agudos do exercício concêntrico alternado de agonistas e antagonistas no torque, trabalho e volume de treinamento.
  • Efeito da crioterapia de corpo inteiro (-110 °C) na recuperação do dano muscular induzido pelo exercício de força excêntrico.
  • Doença de Parkinson: Atividade física, adaptações funcionais e Expressão de miRNAs.
  • Estudo das Respostas Cardiovasculares Agudas e Crônicas ao Treinamento Resistido em Idosas


02Laboratórios de Fisiologia do Exercício

Coordenador: Prof. Keila Elizabeth Fontana

Objetivos: Desenvolver pesquisas científicas no campo da fisiologia do exercício abordando temas como: treinamento esportivo, suplementação, limiares metabólicos e ventilatórios, exercício resistido e outros. Dar suporte as atividades de ensino na graduação e pós-graduação.

 

03 Laboratório de Cineantropometria

 


Coordenador
: Prof. Dr. Osmar Riehl

Objetivos: Avaliar os componentes da aptidão física relacionada a saúde e ao desempenho

Projetos Vinculados:

  • Efeitos de um circuito de exercícios sensoriais na força muscular, equilíbrio e atividades da vida diária de idosas.
  • Análise da potência anaeróbia em bombeiros militares do Distrito Federal.
  • Pontos de corte do índice de massa corporal na predição de gordura corporal de mulheres.
  • Índice de adiposidade corporal em mulheres Brasileiras
  • Pontos de corte do índice de massa corporal na predição de gordura corporal em adolescentes.
  • Força muscular, massa magra e massa óssea em adolescentes do sexo feminino




04Laboratórios de Imagem e Exercício

 

Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Jacó de Oliveira

 

Objetivo: Laboratório concebido para agregar estudos que utilizam a captação de imagens utilizando raios X (Densitometria) e ultrassom para estudar alterações na composição corporal (DMO, Massa magra, Massa gorda, conteúdo mineral ósseo etc) e estudar as alterações na estrutura muscular.

 

Projetos Vinculados:

  • Envelhecimento, Osteoporose e Sarcopenia: Mapeamento de Genótipos e Haplótipos Associados com Fenótipos Musculoesqueléticos em Idosas Brasileiras
  • Doença de Parkinson: Atividade física, adaptações funcionais e Expressão de miRNAs
  • Alteraçoes da composição corporal e qualidade de vida em mulheres diagnosticadas com câncer de mama e submetidas ao tratamento quimioterápico.



05Laboratório de Processamento de Sinais Biológicos e Controle Motor

 

Coordenador: Rinaldo Mezzarane


Objetivo:
O Laboratório de Processamento de Sinais Biológicos tem como principal objetivo criar e disponibilizar ferramentas e recursos para quantificação, síntese e análise de sinais biológicos com vistas a extrair informações relevantes e/ou tornar os sinais apropriados para alguma aplicação específica. Dentre as atividades do laboratório incluem-se a elaboração de algoritmos e rotinas para processamento de sinais digitais “online”, ou seja, durante a captação do sinal biológico por meio de uma interface entre o equipamento de medição e um computador contendo um software apropriado. Para as análises de sinais “offline” incluem-se operações e análises no domínio do tempo e da frequência, filtragem digital, decimação, covariância cruzada, etc.


Os sinais biológicos analisados incluem eletromiograma, eletroencefalograma, eletrocardiograma, deslocamento do centro de pressão, flutuações de força e torque em diferentes articulações, alterações nos ângulos articulares ao longo da marcha, dentre outros.

Projetos Vinculados:

  • Efeito do treinamento de equilíbrio no controle postural e adaptações neuronais subjacentes;
  • Relação entre variabilidade da força e força média de músculos do membro superior em diferentes tarefas motoras;
  • Estudo da ativação eletromiográfica de diferentes porções do tríceps braquial durante exercícios com resistência variável.



06Laboratório de Biomecânica

 


Coordenador:
Jake do Carmo


Descrição do projeto:
Busca a compreensão do movimento humano utilizando conceitos mecânicos de cinemática e cinética associados a variáveis elétricas como sinais eletromiográficos, eletrocardiológicos e eletroencefálicos. O laboratório conta com um grupo multidisciplinar incluindo engenheiros, fisioterapeutas e professores de educação física interagindo professores dos campi do Plano piloto, Gama e Ceilândia. Os respectivos programas de pós-graduação se utilizam do laboratório para formação de alunos de mestrado e doutorado.

Os estudos do Laboratório de Biomecânica estão voltados à populações especiais, incluindo idosos e pessoas com mal de Parkinson, assim como pessoas com necessidades fisioterápicas. Técnicas de maior eficiência de desenvolvimento de qualidades físicas e métodos fisioterápicos. O laboratório oferece suporte à pesquisa, aos programas de graduação e pós-graduação na área da Biomecânica Ocupacional, Metodologia Biomecânica e Biomecânica do Esporte.

O Laboratório de Biomecânica realiza diferentes tipos de estudos da ação muscular e resposta neuronal. São utilizadas técnicas de processamento de imagem que possibilita o mapeamento da fadiga muscular em diferentes grupos, principalmente em pessoas com mal de parkinson. Ainda, estuda o movimento humano por meio da análise da marcha, equilíbrio estático, dinâmico e agilidade.


Projetos Vinculados:

  • Estudo de antecipação de tarefa cíclica em pessoas com mal de Parkinson.
  • Análise do caminhar em diferentes níveis de acometimento de pessoas com mal de Parkinson.
  • Mapeamento da fadiga muscular para identificação de tipos de fibras musculares em diferentes populações.
  • Métodos de normalização em eletromiografia com maior reprodutibilidade.
  • Critérios de seleção de canais eletromiográficos para cálculo de velocidade de condução.
  • Análise do tempo de ativação muscular e início de produção de torque.


07Laboratório de Análise do Movimento Humano I

 

Descrição do projeto/Objetivo: Proporcionar ambiente para discutir, propor, validar, testar e analisar instrumentos de avaliação e planos de intervenção profilática e/ou terapêutica que promovam a funcionalidade, ocupação e cuidado em todos os níveis de atenção à saúde. Apresenta ambiente para a avaliação e intervenção do desempenho muscular, equilíbrio sensoriomotor, e uso de exercícios específicos por meio de ciclo ergômetro para a aplicação individual ou coletiva.

 

08Laboratório de Análise do Movimento Humano II

 

Descrição/Objetivo: Propiciar a infra-estrutura física para o desenvolvimento técnico-científico por meio de atividades de pesquisa relativas à analise e mensuração do movimento humano e às repercussões de intervenções fisioterapêuticas na promoção da funcionalidade humana.

Projetos Vinculados:

  • Comparação do índice de desconforto sensorial e pico de torque durante a estimulação elétrica neuromuscular com correntes de média e baixa frequência

09 Laboratório de Análise do Movimento Humano III – LAMH

 

Coordenadora: Professora Dra. Ana Cristina de David


Descrição/Objetivos: O Laboratório de Análise do Movimento Humano III faz parte da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília no qual há o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a investigação da biomecânica e desempenho motor em crianças e grupos especiais, como atletas e obesos. Trata, especificamente como se dá o processo de desenvolvimento típico da locomoção e habilidades motoras em crianças e adolescentes e como essas variáveis são afetadas pelo crescimento e maturação, além de condições especiais, como o treinamento e patologias ortopédicas, neurológicas ou metabólicas.

 

 

A Rede CEDES está composta pelos seguintes laboratórios:


01 LABOMÍDIA

 

Coordenador: Alfredo Feres Neto

Objetivos: Produzir conhecimentos que tematizam a utilização de tecnologias de informação e comunicação na área de Educação Física.


Projetos vinculados:

  • Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na capacitação e na avaliação do aproveitamento dos diversos atores que transitam em torno do cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

 

 

02Laboratório de Psicologia do Esporte e Educação Física Escolar

 


Objetivo:
Neste laboratório encontra-se instalada a Rede CEDES (Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e Lazer) e a área de investigações em psicologia do esporte.

 

 

03 Laboratório de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer – AVANTE

 

Coordenadores: Prof. Dr. Fernando Mascarenhas e Prof. Dr. Edson Marcelo Húngaro

Objetivo: Potencializar atividades de pesquisa e estudos sociocríticos referentes às temáticas da Educação Física, Esporte e Lazer na UnB, com trabalho junto a pesquisadores e estudantes, especialmente, da Faculdade de Educação Física, estendendo ações à universidade e outras instituições;


Projetos Vinculados:

  • III Conferência Nacional do Esporte, Plano Decenal do Esporte e suas implicações para o Sistema Nacional de Esporte e Lazer.

    Descrição: Análise do processo de configuração e formulação do Plano Decenal de Esporte e Lazer, bem como seus limites e possibilidades para o asseguramento do direito social ao esporte e lazer, para o estabelecimento de um sistema público de financiamento, gestão e controle democrático das políticas do setor e para o processo de construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer.
  • Educação Física e teoria social: o impacto do debate pós-moderno na produção acadêmica em Educação Física Escolar.

    Descrição: A constituição da teoria social em Marx. As transformações sociais recentes e a crítica pós-moderna à teoria social marxiana. O avanço da agenda pós-moderna no debate educacional. O avanço da agenda pós-moderna no debate da Educação Física. As respostas ao avanço da agenda pós-moderna na Educação e na Educação Física. Os delineamentos do debate contemporâneo na Educação e na Educação Física.
  • Megaeventos e Plano Decenal: um estudo sobre agenda esportiva brasileira.

    Descrição: Este projeto integra atividades de investigação envolvendo a formação e operação da agenda pública de esporte e lazer no Brasil, com especial atenção para a organização dos Grandes Eventos Esportivos Copa do Mundo de Futebol de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e o desenvolvimento das ações propostas pela III Conferência Nacional de Esporte e Lazer, que compõem o Plano Decenal de Esporte e Lazer, buscando identificar os atores, as visões e os interesses envolvidos em tal processo.

 

04Laboratório do Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza (NECON)

 

Coordenação: Dulce Filgueira de Almeida


Objetivos:

  • Produzir e socializar conhecimentos na área de Sociologia do Corpo, enfocando aspectos conceituais e metodológicos, com base na abordagem da sociologia compreensiva e considerando tanto técnicas de pesquisa tradicionais como da nova antropologia visual.
  • Delinear referenciais teórico-metodológicos para a Sociologia do Corpo no Brasil, a partir da análise da produção desse campo no âmbito internacional e nacional, localizada no período moderno.
  • Contribuir para a formação de professores na área de Educação Física e Esportes em perspectiva interdisciplinar e, ao mesmo tempo, agregar complexidade e aprofundamento aos conhecimentos produzidos na área de Sociologia do Corpo, por meio de pesquisas empíricas de cunho qualitativo.

Links Úteis

 







biblioteca-teses