ATENÇÃO: Informamos que abriremos as inscrições dia 19/02/2018 para a Especialização Musculação e Treinamento de Força. Informamos ainda que o Edital encontra-se disponível na página principal do programa Pós-Graduação em Educação Física.

 

 

 

Desde 1991 a FEF/UnB tem oferecido programa de pós-graduação lato sensu de forma regular em diversas subáreas relacionadas à Educação Física. Isto tem contribuído para a produção de conhecimento aplicado à realidade local e capacitação dos profissionais.

Os Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Educação Física - FEF da Universidade de Brasília - UnB, têm por objetivo promover, dentro de uma perspectiva de educação continuada, a qualificação dos profissionais de Educação Física e áreas de ensino correlatas, proporcionando condições efetivas para o aprofundamento, atualização e aperfeiçoamento de saberes e técnicas diretamente relacionados à atuação profissional.

 

A FEF por meio do Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Educação Física atua com destaque na área de ensino superior em Brasília e no Centro Oeste assim como com a comunidade acadêmica. O curso de Mestrado em Educação Física da UnB é o primeiro Mestrado em Educação Física de uma instituição de ensino superior pública das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.

 

Dentre as finalidades destaca-se o compromisso com a reflexão sobre os aspectos científicos e filosóficos que interferem na qualidade do exercício profissional na área da saúde, como também, o fomento à produção científica.

 

Entre 1991 e 1992, foi realizado o primeiro curso de pós-graduação pela faculdade de Educação Física: Especialização em Natação. A partir desse marco, outras áreas de conhecimento também foram priorizadas, tais como: Treinamento Esportivo, Estudos do Lazer, Fisiologia do Exercício, Atividade Física Terapêutica, Biomecânica do Movimento Humano, Treinamento Físico Militar, Psicologia do Esporte, Esporte Educacional, Capoeira na escola, Musculação, Educação Física no Ensino Especial e Educação Física Escolar.

 

Desde 1991, até o presente momento, a Faculdade de Educação Física realizou sete cursos de especialização em Educação Física Escolar. O primeiro foi oferecido em 1996 e teve seu término em 1997. Os demais ocorreram entre 1997 e 1998, 2000 e 2001, 2004 e 2005, 2005 e 2006, 2007 e 2008, 2010 e 2011 respectivamente. Os três primeiros cursos foram implementados a partir de pagamentos de mensalidades, o que não ocorreu com os três últimos, que se caracterizaram pela gratuidade. Destacando-se com essa iniciativa, o desenvolvimento contínuo de uma relação indispensável entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal e a Universidade de Brasília, na reflexão e na busca de alternativas para os problemas da Educação Física Escolar.

 

Em 1982, deu-se início ao primeiro Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício no então Departamento de Educação Física, coordenado pelo Prof. Vilmar Baldissera. Após 16 anos nenhum curso versando sobre o assunto foi desenvolvido no Distrito Federal ou talvez na Região Centro-Oeste. Somente em 1998 e depois em 2000 foram ofertados dois cursos de especialização na área. Esse curso pretende atender a uma parte da grande demanda de profissionais carentes de informações científicas básicas na área de fisiologia do exercício, visando possibilitar a realização de estudos científicos e sua divulgação (publicação) no sentido de proporcionar melhoria do desempenho esportivo e da qualidade de vida, bem como incentivar a prática da atividade física como meio promotor da saúde.

 

Atualmente apenas um (1) curso de Pós-Graduação Lato Sensu é oferecido pela FEF e deve encerrar em Setembro de 2013. No entanto existe uma grande procura para a 4ª edição do curso de Musculação e Treinamento de Força. Como tambémexiste uma necessidade de ofertar novos cursos de especialização voltados às linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação Física para uma formação de novos recursos humanos e possíveis futuros alunos para o nosso Programa.

 

A oferta de novos cursos de especialização dependerá de interesse dos professores, e os cursos aprovados que forem ofertados serão divulgados no site da FEF com as informações para inscrição.

Descrição dos últimos Cursos de especialização realizados:

Musculação e Treinamento de Força

Unidade Acadêmica Responsável

Faculdade de Educação Física

Local de realização do curso Faculdade de Educação Física

Dias da semana/horário

Sexta das 19h-22h30.

Sábado: 08h00-12h00 e 13:00 as 17:00.

Público Alvo

Diploma de nível superior emEducação Física, Fisioterapia, Nutrição e áreas afins.

Carga horária total

360

Nº de créditos

(15h = 1 crédito)

24

Nº vagas

Total: 45

Modalidade: Presencial

Tipo: Aberto ao público



Objetivos

  • Discutir questões pertinentes a Musculação/treinamento de Força na realidade brasileira, incentivando o aprofundamento na formação técnico-científica e pedagógica de profissionais para atuarem nesta área no ensino superior; estimular reflexões / ações numa perspectiva inter e multi- disciplinar.

  • Contribuir para a ampliação e o aprofundamento do conhecimento relativo à Musculação/treinamento de força.

  • Aprimorar os conhecimentos a Musculação/Treinamento de Força como forma de capacitação de recursos humanos, para diferentes campos de atuação profissional.

  • Estimular o desenvolvimento de ações e projetos de pesquisa nas diversas áreas do treinamento esportivo/ Musculação.

  • Capacitar alunos para o ingresso em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física e áreas correlatas.

 



Metodologia

Aulas expositivas; Aulas práticas; Apresentação de seminários; Dinâmicas de grupo; Vivências; Trabalhos de pesquisa e/ou revisão bibliográfica; Mesas redondas; Atividades de estudos e avaliação no ambiente virtual de aprendizagem.



Educação Física Escolar

Unidade Acadêmica Responsável

Faculdade de Educação Física

Local de realização do curso

Faculdade de Educação Física

Dias da semana/horário

Terças e quintas-feiras

14h00 às 18h00

Público Alvo

Professores de Educação Física de escolas públicas e privadas e licenciados em Educação Física

Carga horária total

390 horas

Nº de créditos

(15h = 1 crédito)

26

Nº vagas

45 Total

Modalidade: Presencial

Tipo:Aberto ao público



Objetivos

Objetivo geral:

  • Estabelecer relações entre os conhecimentos e pesquisas produzidos no âmbito acadêmico e as políticas e práticas pedagógicas sistematizadas no contexto da Educação Física Escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal, por meio da participação crítica em debates, da leitura e elaboração de textos, resenhas, artigos e monografia, a fim de agir como educador de forma crítica e transformadora no contexto da Educação Física Escolar.

Objetivos específicos:

  • Identificar e problematizar a realidade da Educação Física considerando o contexto escolar do Distrito Federal, visando à produção de um mapeamento dos principais problemas, situações e demandas da rede pública de ensino.

  • Conhecer e discutir o campo teórico da Educação Física Escolar, por meio de pesquisa bibliográfica em fontes atuais e reconhecidas no universo científico, como teses, dissertações, monografias, artigos, trabalhos divulgados em anais de congressos e livros.

 



Metodologia

Aulas teóricas; Aulas práticas; Seminários; Trabalhos em grupo; Práticas corporais; Trabalhos de pesquisa; Elaboração de monografia.



Fisiologia do Exercício

Unidade Acadêmica Responsável

Faculdade de Educação Física

Local de realização do curso

Faculdade de Educação Física

Dias da semana/horário

Sexta 19h/22h30

e sábado 08h30-12h30/ e das 14:00-17:00

Público Alvo

Professores Educação Física, Fisioterapeutas, Nutricionistas e áreas afins

Carga horária total

360

Nº de créditos

(15h = 1 crédito)

24

Nº vagas: 40

Modalidade: Presencial

Tipo: Aberto ao público



Objetivos

Objetivo geral:

Proporcionar aos profissionais da área, o aprofundamento, troca de informações e a construção de novos conhecimentos quanto aos aspectos científicos da fisiologia do exercício contribuindo para a melhoria do desempenho esportivo e da qualidade de vida seja do escolar, atleta ou mesmo sedentário de todas as idades.

Objetivos específicos:

Produzir conhecimento científico aplicável à realidade das condições de trabalho,, das características da
clientela e das perspectivas de intervenção profissional.

Proporcionar a atualização de conhecimentos científicos básicos quanto à prática da atividade física
promotora da saúde.

Capacitar alunos para o ingresso em programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Física e
áreas correlatas.



Metodologia

Aulas expositivas; Aulas práticas; Apresentação de seminários; Dinâmicas de grupo; Vivências; Trabalhos de pesquisa e/ou revisão bibliográfica; Mesas redondas.


Links Úteis

 







biblioteca-teses